Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo Da Língua

Debaixo Da Língua

A Fórmula da Saudade de Daniel Oliveira

Sinopse

A conhecida apresentadora de televisão Camila Vaz vê-se obrigada a fugir de Portugal para atenuar o escândalo provocado pelo lançamento do livro A Persistência da Memória. Quando finalmente decide reaparecer em público, recebe um jornalista num hotel do Rio de Janeiro, no último dia do ano - e rapidamente o encontro se torna um espaço de confissão e sedução, despertando sentimentos e memórias de ambos há muito perdidos no tempo.

A conversa entre os dois trará à superfície a paixão e o ciúme, a inocência e a perversão, a fé e o sexo, levando a que o entrevistador recorde a bela história de amor que lhe corre no sangue - a dos seus avós, Zulmira e Joaquim, que se conhecem na Lisboa dos anos 1950, até que o jovem oficial é enviado para as colónias portuguesas na Índia, onde a tensão social fará com que a sua missão termine em tragédia. O que sucede depois de acontecer o pior? Será possível condensar a saudade numa fórmula universal que descodifique o amor, a morte, a vida? E como é que uma conversa entre um homem e uma mulher se pode tornar uma viagem ao íntimo da alma humana?

Opinião dele

Ando há algum tempo para ler um livro escrito por um português, andei a pesquisar o que poderia ser o meu género literário. No entanto, este livro veio-me parar às mãos por um acaso e então decidi que ia ser desta vez que iria iniciar a leitura de um livro na nossa língua.

Sou fã incondicional do “Alta Definição” e adoro a forma como o Daniel mecaniza toda a entrevista, com uma mestria que só ele é capaz de fazer. Embarquei neste livro com as maiores espectativas possíveis e imaginarias, gostei da premissa, da herança real que toda a história é sustentada. Mas, desiludi-me com o rumo e a forma que a história é contada. Não consegui agarrar-me ao livro como normalmente acontece, sendo custoso o avançar do enredo. Não acho que tenha sido uma experiência boa, não me marcou nem mudou nada em mim.
Irei dar uma nova oportunidade ao autor, porque sou fã dele enquanto pessoa e apresentador.
Será que Zulmira e Joaquim superam todas as adversidades? 

-L-

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.