Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo Da Língua

Debaixo Da Língua

Às Cegas de Josh Malerman

 

Sinopse

Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora.

Num mundo pós-apocalítico tenso e aterrorizante que explora a essência do medo, uma mulher, com duas crianças, decide fugir, sonhando com uma vida em segurança. Mas durante a viagem, o perigo está à espreita: basta uma decisão errada e eles morrerão.

Cinco anos depois de a epidemia ter começado, os sobreviventes ainda se escondem em abrigos, protegidos atrás de portas trancadas e janelas tapadas. Malorie e os seus filhos conseguiram sobreviver, mas agora que eles têm 4 anos chegou o momento de abandonar o refúgio. Procurar uma vida melhor, em segurança e sem medos.

Num barco a remos e de olhos vendados, os três embarcam numa viagem rio acima. Apenas podem confiar no instinto e na audição apurada das crianças para se guiarem.

De repente, sentem que são seguidos. Nas margens abandonadas, alguém observa. Será animal, humano ou monstro?

Um suspense inquietante que relembra as melhores histórias de Stephen King.

 

Opinião Dele

 

Comprei o livro “Ás Cegas” pelas suas boas criticas, ao início fiquei reticente, pois, não é o género de livros que costumo ler, terror e suspense. Mal dediquei a minha leitura ao livro fui surpreendido por uma escrita deliciosa e bem descritiva, no entanto as descrições não estão em excesso, são essenciais para uma narrativa sólida.

“Ás Cegas” é narrado pela sua protagonista, Malorie, descrevendo o passado e o presente da personagem. Malorie é uma mulher corajosa, a história começa no momento em que ela engravida, desesperada pela gravidez indesejada na adolescência. No entanto, a vida como a conhecemos vai mudar, e esta preocupação passa a ser a mais pequena de todas, agora a maior preocupação é nunca, mas nunca, abrir os olhos. A premissa da narrativa é excelente, o autor conseguiu-me surpreender em todos os pontos, nunca esperei um livro tão bom.

Este livro consegue-nos demonstrar que a força de um ser humano é enorme, o desespero de proteger um filho é maior do que tudo na vida. Adorei simplesmente, senti que cresci ao lado de Malorie, é de notar que esta protagonista cresce imenso ao longo de todo o livro, transformando-se numa mulher coragem.

Aconselho vivamente a leitura do livro. Os que não gostam do género vão ficar surpreendidos com este tipo de narrativa e com a experiência social que a personagem nos transmite. Os que gostam, vão amar, porque a leitura consegue ser arrepiante, tenebrosa e assustadora.

O final é arrepiante, toda a descrição dos últimos capítulos é assustadora. Mas, existem lacunas/questões que não são respondidas, penso que o autor quis que cada leitor ficasse com uma perspetiva diferente dos monstros, levando um pouco de si para a história.

Os direitos cinematográficos de “Às Cegas” foram adquiridos pela Netflix, e o filme terá Sandra Bullock como protagonista. Espero uma boa adaptação, o livro merece. O livro foi vencedor do prémio This is Horror para Melhor Livro de Terror.

Malorie será capaz de enfrentar estas adversidades?

-L-