Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo Da Língua

Debaixo Da Língua

Um de Nós Mente de Karen M. McManus

Sinopse

Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola. 
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas. 

Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são: 
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale. 
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper. 
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.

Que segredos queriam esconder para eliminar Simon? 
Quem será o culpado?

 

Opinião dela

 

"Um de Nós Mentw" é um livro Young adult onde acompanhamos a vida de quatro estudantes: Bronwyn, Cooper, Nate e Addy. Tudo parecia correr bem nas suas vidas até que um dia se encontram todos na detenção de forma suspeita. Nessa tarde as suas vidas mudam para sempre de forma repentina quando assistem à morte de Simon. A partir de aí atravessamos por todas as emoções sentidas pelas personagens, tanto para lidar com o acontecimento como para lidar com toda a investigação onde são considerados os principais suspeitos.

 

Quando se pensava que já não existia forma de piorar toda a situação, eis que começam a circulam algumas mensagens que parecem ser do assassino a confessar o crime. Mas então, quem queria o Simon morto? Todos têm os seus motivos e segredos que não querem ver revelados. Agora cabe a cada um tentar compreender o que realmente aconteceu se não quiserem ir para a prisão!

 

Todo este mistério é super chamativo e fascinante, o que me cativou desde o momento em que comecei a leitura. Para avançar na história vamos lendo partes do dia relatadas por cada personagem que, vão completando o enredo e criando uma ordem temporal dos acontecimentos.

 

É muito simples de acompanhar, com uma linguagem fácil, uma vez que é indicado para adolescentes e traduz bem os problemas que a maioria dos adolescentes de hoje em dia enfrentam, já que se dá muito valor às redes sociais, à necessidade de se ser reconhecido e à popularidade. Apesar de o grande mistério ser desvendar a morte/assassino do Simon, acho que o livro tem um duplo sentido, acabando por demonstrar bem como a nossa vida pode mudar drasticamente de um momento para o outro, independentemente da forma como nos comportamos, ou seja, quer sejamos nós próprios, ou vivamos numa ilusão para tentar agradar a quem nos rodeia. Todas as personagens iniciaram com uma personalidade e acabaram o livro com uma totalmente diferente, até melhor na minha opinião! Acho que é um bom livro para ler, qualquer que seja a idade, pois leva-nos a pensar se somos nós próprios, que espécie de amigos temos ao nosso lado e se somos realmente felizes! 

 

Ahh, e quanto ao assassino.. eu a meio do livro já tinha a minha teoria montada e, apesar de existirem muitos detalhes que eu não sabia, acertei no ponto principal do mistério! Agora deixo com vocês a descoberta e fico à espera que me digam se também acharam fácil resolver o quebra-cabeças!

 

-J-

 

Opinião dele

Um de Nós Mente é o livro de estreia de Karen M. MacManus, bem ao género das séries “Pretty Little Liars” e “Gossip Girl” e de um filme dos anos 80 chamado “The Breakfast Club”, sendo que a autora afirmou ter mesmo sido inspirada por essas séries/ filmes. Por ser um fã número um da série “Pretty Little Liars” fiquei com a pulga atrás da orelha e decidi que tinha de ler este livro.

O livro conta a história de quatro jovens que se vêm envolvidos no assassinato de o rapaz mais irritante e desleal da escola. Toda a sua narrativa é passada na escola e no contexto social dos quatro jovens principais. Este tema é pertinente porque a escola é a ferramenta social mais importante e mais impactante da vida de uma pessoa. Todos passamos pela escola, nem que seja apenas uma vez na vida.

A intriga, o misticismo e a jovialidade são os pontos mais focais deste livro. Eu adorei toda a mística presente no livro. Achei que a história foi bem delineada e encaminhada para o clímax final. Tenho de salientar que todo o enredo surpreendeu-me, não estava à espera daquele final e de todas as ligações surpreendentes. Ao longo da leitura tive uma enorme empatia por duas personagens, a nerd e o rebelde do grupo, consegui sentir a ligação e a emoção que estes transmitiam.

Adorei a forma simples e jovem como o livro é narrado e não posso deixar de contemplar a humanização que a autora deu a todas as personagens. Ninguém é prefeito, por muito que tentemos ser.

És fã de mistério? De historias joviais? Este é o livro indicado para ti.
Um de Nós Mente não é um livro para jovens, é um livro para todas as idades.

Será que o assassino está entre os quatro jovens?

-L-

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.